06 Abril 2017
Olhares atentos percorrem as prateleiras das seções de bebidas e alimentos nos supermercados. Diante de tantas opções de marcas e produtos, há um consumidor determinado em fazer a escolha que ele considera mais adequada. Afinal, se o mundo muda rapidamente, as exigências dos públicos também acompanham essa transformação. 

Segundo o guia Tendências Mundiais de Alimentos e Bebidas 2017, publicado pela consultoria internacional de pesquisa Mintel, a procura por um estilo de vida mais saudável no Brasil tem motivado as pessoas a priorizar produtos industrializados que tenham frutas e vegetais em sua composição. Ao mesmo tempo, os adultos brasileiros identificam que, na escolha dos alimentos, a praticidade é fator decisivo na tomada de decisões: 43% buscam pratos fáceis de preparar, 34% querem refeições rápidas e 18%, alternativas que deixem pouca louça a ser lavada. 

Quando falamos especificamente sobre bebidas, os desejos ficam ainda mais complexos, ultrapassando as informações descritas nas gôndolas. “Além da saudabilidade, o consumidor moderno vai atrás de outras razões para adquirir um produto diferente. Além de gostosa, a bebida precisa ser prática. O brasileiro, em especial, não abre mão da experiência mais completa: ele quer uma marca que converse com ele e com a qual tenha valores em comum”, explica Vivian Leite, diretora de marketing da Tetra Pak.  
Eis, então, o grande desafio da indústria: em um cenário de transformação, como atender às novas demandas de forma mais eficiente?

Formas, tamanhos e sabores
Ao longo dos seus 60 anos no Brasil, a Tetra Pak acompanhou diversas evoluções no setor alimentício – que se acentuaram de forma mais intensa nesta década. “As categorias de suco 100%, água de coco e chás prontos para beber cresceram bastante nos últimos anos. Vimos lançamentos que rapidamente conquistaram espaço no mercado porque souberam aliar conceito e funcionalidade. Além disso, surgiram muitas oportunidades direcionadas a pessoas com dietas restritivas, como leite zero lactose. É um movimento liderado pela indústria para atender necessidades cada vez mais específicas”, afirma Vivian.

A inovação, contudo, não se restringe aos ingredientes. No estudo “The Future of Healthy Drinks” (O Futuro das Bebidas Saudáveis, em português), publicado pela Tetra Pak em 2016, são identificadas algumas tendências para esse público. Entre elas está a busca por diferentes tamanhos de embalagens. Embalagens de 1 litro, por exemplo, são muito vantajosas para o consumo de famílias, enquanto recipientes de 300 ml são especialmente úteis para refeições fora de casa.

Outro ponto identificado é a valorização do design e layout. “O público que procura bebidas mais saudáveis também prefere rótulos mais discretos, denominados clean labels, cuja apresentação esteja associada à pureza do produto e sua simplicidade”, esclarece Ricardo Martin, gerente de marketing da Tetra Pak. 

Para descobrir todas as facetas do consumidor, a empresa investe em pesquisas para entender seus hábitos, estudando, por exemplo, a forma como ele gosta de servir seu leite e quais formatos de embalagem permitem melhor manuseio. Junto às facilidades já oferecidas pela tecnologia da Tetra Pak – que traz alta segurança alimentar e não necessita da adição de conservantes – a companhia integra vários pequenos detalhes que trazem grandes vantagens! 

“Apresentamos novos modelos de tampas, mais eficientes no consumo em movimento, que é uma grande tendência no estilo de vida atual. O consumidor não deve ser encarado como um freio para as empresas. Ele é, na verdade, o estímulo para provermos mais inovações”, reforça Ricardo.

Para que todas essas previsões se realizem, entretanto, é essencial a parceria e envolvimento de toda a cadeia produtiva. A capacidade de aliar competência de fornecedores e clientes em prol de objetivos comuns é a chave para qualquer indústria que deseja permanecer inovadora. O caminho é claro: a combinação informação e inteligência de mercado, com foco nas pessoas, e em longo prazo, garantirá o melhor produto das prateleiras.




 
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