03 Agosto 2017
Qual será a próxima bebida mais vendida? Será que os anos 90 estão de volta com a moda do sushi e derrame de molho de pimenta Sriracha? Essas e outras dúvidas que estão bombando na internet foram respondidas por Peter Brunkestam, chef de desenvolvimento da Tetra Pak, em um bate-papo. A conversa contextualiza a tendência de ingredientes prevista pela consultoria de pesquisa Mintel para 2017, incluindo o retorno de sabores já muito conhecidos e a introdução de mais produtos com vegetais, frutas, nozes, grãos e sementes como ingredientes principais. 

Q: Quais tendências de alimentos e ingredientes você têm visto até agora em 2017?
A: Quando falamos de tendência, vivemos em um mundo muito grande, mas eu tenho visto cada vez mais sabores e produtos regionais. Isso significa que, se você vive no estado de Nova York, plantará seu próprio alimento e tentará fazê-lo do melhor jeito possível, ainda que de forma familiar. Isso é o que vemos nos restaurantes cinco estrelas. Para nós, comida regional é muito importante. Então, se você tiver algumas boas alcachofras-de-Jerusalém, você tentará fazer algo legal com isso. E a comida deve ter o sabor que está descrito na embalagem para explorar essa tendência de reconhecimento dos alimentos e sabores. Outra tendência é comida asiática, os bons e verdadeiros sabores asiáticos estão voltando. Eles foram muito fortes nos anos 90 e retornaram com tudo, especialmente lamen e cumbuquinhas. A comida mexicana é outra que continuará a crescer. Em certos países, como os Estados Unidos, ela sempre foi relevante. E vai se tornar ainda maior. Também com sabores regionais, ela ficará um pouco mais autêntica. O gosto será mais parecido com o que se come no México. É o que tenho visto.

Q: Qual você acha que será o próximo “o” lanche saudável?
A: Eu acho que os próximos lanches saudáveis serão baseados em sementes. Sementes possuem um alto nível de proteína, poucos carboidratos e muito sabor. Começaremos a ver amaranto, chia e quinoa em bebidas, bares e saladas. Esses novos produtos serão ótimos para veganos e vegetarianos, e também servem para os consumidores interessados em alimentos saudáveis para consumo fora de casa.

Q: Parece gostoso! Você tem alguma previsão de drink?
A: Acho que água saborizada de seiva de bétula com diferentes tipos de ervas, como manjericão ou tomilho, será mais popular do que água de coco. Garanto! Água de bétula é um sucesso com os nórdicos. Tem pouco açúcar e é muito refrescante.

Para mais porções de sabedoria do Chef Peter, leia em seu blog o post sobre tomate embalado, ou o que ele chama de “o melhor amigo de um chef”.
<< Voltar