27 Novembro 2017
Ao optar por produtos certificados e que utilizam matéria-prima de fonte renovável, o consumidor consciente faz a sua parte na conservação dos recursos naturais

Há uma mudança na percepção do consumidor sobre o quão importante são suas escolhas no momento da compra. Se antes levava-se em conta apenas preço e qualidade, hoje muitos indivíduos se preocupam com o impacto do seu consumo no meio ambiente. Segundo pesquisa da Tetra Pak, realizada em 2016 com 6.500 consumidores em 13 países, 85% dos consumidores acreditam que o foco nas questões ambientais aumentará ainda mais nos próximos cinco anos. 

 


Entre todos os entrevistados, foram identificados três níveis de engajamento ambiental:
 
Alto (14%): forte preocupação com o meio ambiente no momento da compra. Adquirem produtos sustentáveis para preservar o meio ambiente para as gerações futuras e porque faz parte de seu estilo de vida. A maioria tem crianças em casa. 
 
Médio (48%): têm o hábito de realizar a coleta seletiva e reduzir o desperdício de alimentos. Contudo, ainda consideram preços elevados uma grande barreira, seguidos de falta de informação e disponibilidade de produtos sustentáveis. 
 
Baixo (39%): ao escolher um produto, são movidos pelos benefícios pessoais. Levam mais em consideração o preço, em detrimento dos atributos sustentáveis do artigo.  
 
Uma das oportunidades de crescimento desta mobilização são as certificações ambientais, que podem ser identificadas por meio de selos impressos em diversos tipos de embalagens. Por isso, a importância de conhecimento dessa ferramenta de desenvolvimento sustentável.
 
Florestas para todos
 
De acordo com o estudo, 42% dos consumidores globais procuram selos ambientais sobre os produtos que compram e 43% afirmam que embalagens ambientalmente responsáveis podem gerar preferência de marca. No Brasil, a pesquisa demonstra uma maior consciência do consumidor em relação ao tema, pois o índice é ainda maior: mais de 80% buscam empresas que garantem fabricação responsiva e sustentável.  
 
Grande utilizadora de papel cartão, a Tetra Pak tem o compromisso de assegurar que as florestas de onde provém a matéria-prima de suas embalagens sejam manejadas de forma adequada, social, econômica e ambientalmente. 
 
E é aí que entra a longa parceria entre a empresa e o FSC® - Forest Stewardship Council®. Há 10 anos, a companhia começou a adotar a certificação em suas embalagens. Desde então, foram produzidas mais de 280 bilhões de caixinhas com o selo FSC para mais de 3.000 marcas em 90 países. No Brasil, a companhia produz 11 bilhões de embalagens anualmente, sendo que todas são também 100% recicláveis.
 
A reciclagem, aliás, foi a atividade ambiental mais frequente entre os entrevistados da pesquisa citada no começo do texto. Segundo 52% dos consumidores globais, separar os resíduos para coleta seletiva é um hábito. Dois anos atrás, em 2015, esse índice era de 47%. 
 
Para reforçar a conscientização do consumidor, a Tetra Pak foi a principal patrocinadora da campanha “Florestas para Todos para Sempre”, do FSC Brasil. Com um filme de 60 segundos, veiculado no canal por assinatura Discovery, a iniciativa mostra como a floresta está presente na vida cotidiana e como as escolhas diárias de consumo têm impacto sobre o meio ambiente.
 
“A busca pela excelência ambiental é um dos pilares estratégicos globais da Tetra Pak e faz parte dos nossos objetivos de longo prazo utilizar cada vez mais matérias-primas de fontes renováveis, como papel certificado pelo FSC. Essa campanha é um canal direto com o consumidor para mostrar que escolher produtos em embalagens longa vida com o selo FSC é uma maneira simples de consumir de forma consciente e contribuir para a conservação dos recursos naturais”, afirma Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak. 
 
Hoje, quase 200 milhões de hectares de florestas são certificados pelo FSC em todo o mundo. “Comunicar a certificação - que vai muito além de um “selo verde” – ajuda o indivíduo a reconhecer a importância de levar em consideração aspectos socioambientais em suas escolhas”, reforça Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil.
 
Onde as crianças têm vez
 
Também com foco no consumidor final, a Tetra Pak apresentou em setembro a segunda fase da campanha Tô de Olho, na qual explica como a utilização de matérias-primas renováveis pode preservar o planeta para as próximas gerações. Em uma web série de cinco vídeos, crianças esclarecem aos adultos o conceito de renovabilidade. Preocupadas com o futuro, elas demonstram que as embalagens da Tetra Pak são fabricadas a partir de matérias-primas como o plástico oriundo da cana-de-açúcar e papel proveniente de florestas com manejo responsável, certificadas pelo FSC. 
 
“As duas campanhas têm como objetivo estimular os consumidores a pensarem sobre o impacto de suas escolhas no futuro do planeta de uma forma simples, lúdica e acessível, para que mais pessoas se conectem à causa”, afirma Vivian Haag Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak.
 

 
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